PROJETOS EDUCACIONAIS


PROJETOS 2013


TEMA: PROJETO ECA-CONHECER PARA RECONHECER.


TURMAS ENVOLVIDAS:

DISCIPLINA:História

PROFESSORES: Érica

JUSTIFICATIVA:
O Projeto ECA NA ESCOLA-CONHECER PARA RECONHECER, pretende ir além dos Temas Transversais dos Novos Parâmetros Curriculares, por entender que o conceito de cidadania abordado por esses Temas é descontextualizado, fragmentado e restrito, pois os processos históricos determinantes da exclusão social estão ausentes nos objetivos do ensino fundamental dos Parâmetros Curriculares e dos próprios Temas Transversais.
A partir desse projeto, será proposto ao aluno, vídeos e apresentações de slides, situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres dos adolescentes, bem como poderão construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola.
OBJETIVOS GERAIS:
.Construir no conteúdo escolar do ensino fundamental princípios de uma  educação voltada para cidadania, tendo como pressuposto o conhecimento dos direitos e deveres;
•Despertar no aluno o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres de cidadania contidos no ECA; e no professor para uma "pedagogia ética dos direitos e deveres".
•Problematizar os principais artigos do ECA numa perspectiva crítica, buscando entender porque eles não são efetivados;
•Disseminar no ambiente escolar o Estatuto da Criança e do Adolescente, contribuindo para formação e conscientização de alunos e professores;
.Auxiliar os professores e alunos a refletir e contextualizar o ECA na conjuntura sócio-político e econômica do próprio país e de João Pessoa desde a sua aprovação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•           Desenvolver com os alunos a consciência de seus deveres e direitos, tornando-os agentes transformadores para atuação numa sociedade democrática;
•           Envolver o aluno no processo ensino-aprendizagem, como agente no processo de construção e condução do saber;
 Desenvolver com o aluno o conceito de pessoa como sujeito de sua história, livre e capaz de conceber-se, num projeto de transformação social e que, consciente de sua situação histórica, age e interage de forma crítica, sendo capaz de ser solidário, fraterno, de amar e ser amado e, reconhecendo para seus semelhantes, igualdade de direitos, deveres e oportunidades;
•           Tornar o aluno membro da sociedade onde ele exercite os valores de liberdade, justiça e dignidade, contribuindo para que a sociedade conceba a participação como alicerce da prática democrática, igualitária, sem qualquer discriminação;
•           Preparar o aluno para o desafio do trabalho, a fim de exercer suas atividades num processo histórico e de participação comunitária; e
•           Proporcionar ao educando uma formação integral de acordo com suas potencialidade, como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e a formação básica como cidadão, mediante o exercício efetivo dessa condição, numa perspectiva de aprendizagem constante.

CONTEÚDOS TRABALHADOS:
- Conceito de Direitos e Deveres do aluno;
- Regimento do aluno;
- Fragmentos do ECA relacionados a escola;
- Jovens infratores do Brasil.
- Direitos Humanos;
- A Importância da Escola na Sociedade Contemporânea;

DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS:
·       Será produzido um mural coletivo com os direitos e deveres do aluno;
·       Será desenvolvido pelos alunos o regimento contendo os seus direitos e deveres na escola;

·       Através do Power point, será exibido fragmentos do ECA relacionados a escola e ao aluno, onde será proposto um debate e a leitura dos mesmos. Os alunos serão
divididos em grupo onde receberão fragmentos do Eca para leitura, debate, relatório e apresentação oral;
·        Direitos Humanos: produções de charges e apresentação de Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=j33hoi_Cn7Y- Desenho animado que trata da realidade de quatro crianças que intervém em diferentes contextos sócio-culturais para defender e garantir os direitoshumanos.Realização: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República 2008.
·       Vídeo, leitura, debate e produção de cartazes sobre A Importância da Escola na Sociedade Contemporânea; Vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=uEkxNPzDnW4
·       Apresentação de seis documentário:(Jovens infratores do Brasil), produção de paródias, danças e entrevistas.
Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.
Como a identificação de jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares.
Todos os demais personagens de Juízo -- juízes, promotores, defensores, agentes do DEGASE, familiares -- são pessoas reais filmadas durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de Janeiro e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores.
Juízo atravessa os mesmos corredores sem saída e as mesmas pilhas de processos vistos no filme anterior de Maria Augusta Ramos, a premiada Justiça. Conduz o espectador ao instante do julgamento para desmontar os juízos fáceis sobre a questão dos menores infratores. Quem sabe o quê fazer?

ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
Vídeos; Power point; leitura de textos; produção textual; confecção de mural; apresentação de teatro; Produção de vídeos; Paródias e Danças.


CRONOGRAMA:


JUNHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
?
Mural:direitos e deveres;
Regimento do aluno.
Power point-fragmentos do ECA;
Direitos Humanos.
Vídeos:A Importância da Escola na Sociedade Contemporânea e paródias.
Produção de vídeos sobre cidadania;

Apresentação de danças e paródias.

AVALIAÇÃO: Será feita através da sistematização dos conceitos estudados durante o ano letivo, da participação dos alunos nas atividades propostas e através da observação das manifestações e pontos de vistas relacionados a cidadania.



PROJETO: DICIONÁRIO DE HISTÓRIA ILUSTRADO-604-2013
Justificativa:
Este projeto foi desenvolvido pelos alunos do 6° ano e visa à elaboração de um dicionário de história ilustrado, específico do conteúdo de 6° ano.
Partindo da criação do aluno, a produção de uma ferramenta própria com o intuito de auxiliar a sua construção do conhecimento necessário para o seu estudo da disciplina de história. O dicionário permite aos alunos interiorizar as informações e transformá-las em conhecimento.
O uso do dicionário como recurso didático serve para auxiliar aos alunos no entendimento das palavras estudadas durante o ano letivo e também uma melhor aquisição da leitura e escrita, além do aumento do vocabulário e ampliação de frases e textos que muito contribuirá nos temas estudados em história.
Objetivos:
Proporcionar aos alunos a criação de uma ferramenta própria com o propósito de auxiliar em sua construção do conhecimento, necessário para o curso de história do 6° ano.
Formar alunos leitores e pesquisadores, altamente estimulados, ampliando habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento através de atividade voltadas para uma aprendizagem significativa e de qualidade.
Procedimentos:
Ao apresentar os conteúdos em sala de aula o professor irá selecionar palavras ou expressões dos temas trabalhados. Será pedido aos alunos que pesquisem as definições das palavras e ilustrem no dicionário individual de história. No final de cada trimestre será feita uma exposição trimestral dos dicionários dos alunos no “café com história”.
“O Café com História”:
É um café da manhã feito pelos alunos da turma 604, com intuito de apresentar os trabalhos realizados durante o trimestre. É uma forma de oportunizar uma melhor aprendizagem dos alunos envolvidos no projeto, buscando oferecer a socialização dos alunos.
A Realização do projeto deverá seguir as seguintes ações:
-Elaboração de um dicionário ilustrado de história, contendo palavras e expressões com seus respectivos significados e ilustrações.
-A cada trimestre será produzido um mural com as ilustrações e significados das palavras estudadas.
-As palavras e expressões serão apresentadas em ordem alfabética com seus respectivos significado, que foram pesquisados em dicionários de língua portuguesa e as ilustrações das palavras serão feitas pelos alunos nos seus cadernos individuais e de forma coletiva para exposição do mural do final do trimestre.
-No final do trimestre será feito um café da manhã durante a aula de história para exposição dos trabalhos feitos pelos alunos durante o trimestre.
-No “café com história”, os alunos participarão de um “QUIZ”, jogo que envolve atenção, concentração, agilidade e pesquisa. O jogo tem como finalidade formar pessoas curiosas a cerca das palavras e expressões estudadas.
Avaliação: Será realizada através da culminância trimestral no “Café com História”.




Inclusão digital* 2012-CIEP-262



Tema:  Inclusão DigitalÁrea:  InformáticaPúblico-Alvo:  Pais de alunos da escolaEscola:  Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII

Justificativa
Estamos na era da "digitalidade", da informação e da comunicação. Nossas crianças têm contato com a tecnologia desde cedo. Quando chegam na escola já apresentam uma bagagem de conhecimentos tecnológicos que lhes permitem ir sempre mais além. Isso faz pensar na progressão que professores e pais, que não pertencem à geração digital, precisam adquirir não só para acompanhar o desenvolvimento dessas crianças, mas principalmente os avanços que surgem em decorrência dessa geração.
Muitas pessoas ainda apresentam uma relação muito distante com esses recursos, seja por medo ou por falta de oportunidades de conhecê-los melhor, o que gera um certo desconforto de sua parte quando se deparam com situações em que a utilização dos mesmos é essencial (bancos, supermercados, caixas eletrônicos, cartões de crédito, etc.). A tecnologia tem um papel importante em nosso dia-a-dia. Mesmo quem não tem computador em casa ou no trabalho convive com recursos tecnológicos e deles depende direta ou indiretamente.
Pensando nessa questão a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII resolveu proporcionar aos pais dos alunos um curso básico de informática, para que os mesmos tenham maior acesso a essa tecnologia e dela possam se beneficiar, seja em seus afazeres, no trabalho, no auxílio aos filhos, ou simplesmente para que se sintam melhor inseridos no contexto em que vivemos.

Objetivos
  • Oferecer à comunidade escolar oportunidade de utilizar os recursos do Laboratório de Informática Educativa da escola para aprimorar seus conhecimentos.
  • Familiarizar os pais com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia, inserindo-se melhor ao contexto da modernidade.
  • Aproximar os pais da escola, permitindo um intercâmbio maior entre a escola e a família.
  • Contribuir para o aumento de conhecimento da comunidade escolar, no que se refere ao uso das tecnologias.

Desenvolvimento
Esse projeto visa proporcionar aos pais um maior conhecimento dos recursos tecnológicos através de um curso básico de informática, em que eles aprenderão desde como se liga e desliga um equipamento, até a utilização dos programas do Office.
As aulas são oferecidas uma vez por semana, tendo duração total de 30 horas, distribuídas em três meses. Serão 30 vagas em cada semestre letivo.
O curso é ministrado pelos professores responsáveis pelo laboratório de Informática Educativa, tendo o auxílio de alunos monitores pertencentes a sétima e oitava série da escola.
No final do curso será oferecido um atestado no qual constará o número de horas feito por cada pai.

Avaliação
A avaliação é contínua, servindo para dosar o nível de dificuldade das aulas. Serão realizadas observações do aproveitamento de cada um e no final do curso será feita uma auto-avaliação.

Alguns relatos sobre o projeto:
  • Todas as vagas oferecidas foram preenchidas, já existe uma lista de espera para a próxima etapa.
  • No início os pais demonstraram medo, alguns ficavam envergonhados achando que poderiam estragar a máquina.
  • Aos poucos os pais foram perdendo o receio, experimentando e utilizando o computador com mais naturalidade. Com a convivência o grupo começou a lidar com seus medos e erros com mais senso de humor.
  • Em todos os encontros, a primeira atividade era uma mensagem (geralmente no power point) em que o grupo poderia além de aprimorar o conhecimento tecnológico, refletir, conversar e até melhorar sua auto-estima com as mensagens apresentadas.
  • Pelas avaliações feitas notamos que os pais ficaram satisfeitos e alguns sugeriram uma segunda etapa para continuarem os encontros.
  • Foram dadas noções básicas de informática. Alguns ainda apresentaram dificuldades quanto à técnica, mas o importante é que perderam o medo e se sentiram mais capazes. Alguns vão até aprimorar seus conhecimentos fazendo cursos, pois sentem-se mais à vontade e inseridos no "mundo digital".
  • A presença dos alunos monitores foi muito importante. Enquanto ensinavam eles aprimoraram seus conhecimentos, além de terem paciência, criarem novas estratégias para explicar a mesma coisa, respeitar as diferenças de aprendizagem, além de se sentirem úteis para a escola e para o grupo.
  • No final do curso foi realizada uma confraternização onde foram entregues os atestados de participação. Foi um momento gratificante, em que pais e alunos sentem-se mais presentes na escola, ao mesmo tempo em que a escola tem oportunidade de contribuir mais diretamente com a formação dos demais segmentos (geralmente a escola preocupa-se com a formação de alunos e professores, excluindo os pais).
*Karen Jardzwski
Related Posts with Thumbnails