PROJETOS 2013
TURMAS
ENVOLVIDAS:
DISCIPLINA:História
PROFESSORES: Érica
JUSTIFICATIVA:
O Projeto ECA
NA ESCOLA-CONHECER PARA RECONHECER, pretende ir além dos Temas
Transversais dos Novos Parâmetros Curriculares, por entender que o conceito de
cidadania abordado por esses Temas é descontextualizado, fragmentado e
restrito, pois os processos históricos determinantes da exclusão social estão
ausentes nos objetivos do ensino fundamental dos Parâmetros Curriculares e dos
próprios Temas Transversais.
A partir desse projeto, será proposto ao
aluno, vídeos e apresentações de slides, situações que possibilitarão refletir
sobre os direitos e deveres dos adolescentes, bem como poderão construir sua
autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na
construção dos direitos e deveres no interior da escola.
OBJETIVOS
GERAIS:
.Construir no
conteúdo escolar do ensino fundamental princípios de uma educação voltada para cidadania, tendo como
pressuposto o conhecimento dos direitos e deveres;
•Despertar no aluno
o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres de cidadania contidos
no ECA; e no professor para uma "pedagogia ética dos direitos e
deveres".
•Problematizar os
principais artigos do ECA numa perspectiva crítica, buscando entender porque
eles não são efetivados;
•Disseminar no
ambiente escolar o Estatuto da Criança e do Adolescente, contribuindo para
formação e conscientização de alunos e professores;
.Auxiliar os
professores e alunos a refletir e contextualizar o ECA na conjuntura
sócio-político e econômica do próprio país e de João Pessoa desde a sua
aprovação.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
• Desenvolver com os alunos a
consciência de seus deveres e direitos, tornando-os agentes transformadores
para atuação numa sociedade democrática;
• Envolver o aluno no processo
ensino-aprendizagem, como agente no processo de construção e condução do saber;
Desenvolver com o aluno o conceito de pessoa
como sujeito de sua história, livre e capaz de conceber-se, num projeto de transformação
social e que, consciente de sua situação histórica, age e interage de forma
crítica, sendo capaz de ser solidário, fraterno, de amar e ser amado e,
reconhecendo para seus semelhantes, igualdade de direitos, deveres e
oportunidades;
• Tornar o aluno membro da sociedade
onde ele exercite os valores de liberdade, justiça e dignidade, contribuindo
para que a sociedade conceba a participação como alicerce da prática
democrática, igualitária, sem qualquer discriminação;
• Preparar o aluno para o desafio do
trabalho, a fim de exercer suas atividades num processo histórico e de
participação comunitária; e
• Proporcionar ao educando uma
formação integral de acordo com suas potencialidade, como elemento de
auto-realização, preparação para o trabalho e a formação básica como cidadão,
mediante o exercício efetivo dessa condição, numa perspectiva de aprendizagem
constante.
CONTEÚDOS
TRABALHADOS:
-
Conceito de Direitos e Deveres do aluno;
-
Regimento do aluno;
-
Fragmentos do ECA relacionados a escola;
-
Jovens infratores do Brasil.
-
Direitos Humanos;
-
A Importância da Escola na Sociedade Contemporânea;
DESENVOLVIMENTO
DOS CONTEÚDOS:
· Será produzido um mural coletivo
com os direitos e deveres do aluno;
· Será desenvolvido pelos alunos o
regimento contendo os seus direitos e deveres na escola;
· Através do Power point, será
exibido fragmentos do ECA relacionados a escola e ao aluno, onde será proposto
um debate e a leitura dos mesmos. Os alunos serão
divididos em grupo onde receberão
fragmentos do Eca para leitura, debate, relatório e apresentação oral;
· Direitos Humanos: produções de charges e
apresentação de Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=j33hoi_Cn7Y-
Desenho animado que trata da realidade de quatro crianças que intervém em
diferentes contextos sócio-culturais para defender e garantir os direitoshumanos.Realização: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da
Presidência da República 2008.
· Vídeo, leitura, debate e produção
de cartazes sobre A
Importância da Escola na Sociedade Contemporânea; Vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=uEkxNPzDnW4
· Apresentação de seis
documentário:(Jovens infratores do Brasil), produção de paródias, danças e entrevistas.
Juízo acompanha a trajetória de
jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres
entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.
Como a identificação de jovens
infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens
não-infratores que vivem em condições sociais similares.
Todos os demais personagens de
Juízo -- juízes, promotores, defensores, agentes do DEGASE, familiares -- são
pessoas reais filmadas durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de
Janeiro e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos
menores infratores.
Juízo atravessa os mesmos
corredores sem saída e as mesmas pilhas de processos vistos no filme anterior
de Maria Augusta Ramos, a premiada Justiça. Conduz o espectador ao instante do
julgamento para desmontar os juízos fáceis sobre a questão dos menores
infratores. Quem sabe o quê fazer?
ESTRATÉGIAS
E RECURSOS:
Vídeos;
Power point; leitura de textos; produção textual; confecção de mural;
apresentação de teatro; Produção de vídeos; Paródias e Danças.
CRONOGRAMA:
JUNHO
|
AGOSTO
|
SETEMBRO
|
OUTUBRO
|
||
?
|
Mural:direitos
e deveres;
Regimento
do aluno.
|
Power
point-fragmentos do ECA;
Direitos
Humanos.
|
Vídeos:A Importância da Escola na
Sociedade Contemporânea
e paródias.
|
Produção
de vídeos sobre cidadania;
|
Apresentação
de danças e paródias.
|
AVALIAÇÃO:
Será feita através da sistematização dos conceitos estudados durante o ano
letivo, da participação dos alunos nas atividades propostas e através da
observação das manifestações e pontos de vistas relacionados a cidadania.
PROJETO: DICIONÁRIO DE
HISTÓRIA ILUSTRADO-604-2013
Justificativa:
Este projeto foi desenvolvido
pelos alunos do 6° ano e visa à elaboração de um dicionário de história
ilustrado, específico do conteúdo de 6° ano.
Partindo da criação do aluno, a
produção de uma ferramenta própria com o intuito de auxiliar a sua construção
do conhecimento necessário para o seu estudo da disciplina de história. O
dicionário permite aos alunos interiorizar as informações e transformá-las em
conhecimento.
O uso do dicionário como recurso
didático serve para auxiliar aos alunos no entendimento das palavras estudadas
durante o ano letivo e também uma melhor aquisição da leitura e escrita, além
do aumento do vocabulário e ampliação de frases e textos que muito contribuirá
nos temas estudados em história.
Objetivos:
Proporcionar aos alunos a criação
de uma ferramenta própria com o propósito de auxiliar em sua construção do
conhecimento, necessário para o curso de história do 6° ano.
Formar alunos leitores e
pesquisadores, altamente estimulados, ampliando habilidades e competências nas
diversas áreas do conhecimento através de atividade voltadas para uma
aprendizagem significativa e de qualidade.
Procedimentos:
Ao apresentar os conteúdos em
sala de aula o professor irá selecionar palavras ou expressões dos temas
trabalhados. Será pedido aos alunos que pesquisem as definições das palavras e
ilustrem no dicionário individual de história. No final de cada trimestre será
feita uma exposição trimestral dos dicionários dos alunos no “café com história”.
“O Café com História”:
É um café da manhã feito pelos
alunos da turma 604, com intuito de apresentar os trabalhos realizados durante
o trimestre. É uma forma de oportunizar uma melhor aprendizagem dos alunos
envolvidos no projeto, buscando oferecer a socialização dos alunos.
A Realização do projeto deverá
seguir as seguintes ações:
-Elaboração de um dicionário
ilustrado de história, contendo palavras e expressões com seus respectivos
significados e ilustrações.
-A cada trimestre será produzido
um mural com as ilustrações e significados das palavras estudadas.
-As palavras e expressões serão
apresentadas em ordem alfabética com seus respectivos significado, que foram
pesquisados em dicionários de língua portuguesa e as ilustrações das palavras
serão feitas pelos alunos nos seus cadernos individuais e de forma coletiva
para exposição do mural do final do trimestre.
-No final do trimestre será feito
um café da manhã durante a aula de história para exposição dos trabalhos feitos
pelos alunos durante o trimestre.
-No “café com história”, os
alunos participarão de um “QUIZ”, jogo que envolve atenção, concentração,
agilidade e pesquisa. O jogo tem como finalidade formar pessoas curiosas a
cerca das palavras e expressões estudadas.
Avaliação: Será realizada através da culminância trimestral no
“Café com História”.
Inclusão digital* 2012-CIEP-262
Tema: Inclusão DigitalÁrea: InformáticaPúblico-Alvo: Pais de alunos da escolaEscola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII
Justificativa
Estamos na era da "digitalidade", da informação e da comunicação. Nossas crianças têm contato com a tecnologia desde cedo. Quando chegam na escola já apresentam uma bagagem de conhecimentos tecnológicos que lhes permitem ir sempre mais além. Isso faz pensar na progressão que professores e pais, que não pertencem à geração digital, precisam adquirir não só para acompanhar o desenvolvimento dessas crianças, mas principalmente os avanços que surgem em decorrência dessa geração.
Muitas pessoas ainda apresentam uma relação muito distante com esses recursos, seja por medo ou por falta de oportunidades de conhecê-los melhor, o que gera um certo desconforto de sua parte quando se deparam com situações em que a utilização dos mesmos é essencial (bancos, supermercados, caixas eletrônicos, cartões de crédito, etc.). A tecnologia tem um papel importante em nosso dia-a-dia. Mesmo quem não tem computador em casa ou no trabalho convive com recursos tecnológicos e deles depende direta ou indiretamente.
Pensando nessa questão a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII resolveu proporcionar aos pais dos alunos um curso básico de informática, para que os mesmos tenham maior acesso a essa tecnologia e dela possam se beneficiar, seja em seus afazeres, no trabalho, no auxílio aos filhos, ou simplesmente para que se sintam melhor inseridos no contexto em que vivemos.
Muitas pessoas ainda apresentam uma relação muito distante com esses recursos, seja por medo ou por falta de oportunidades de conhecê-los melhor, o que gera um certo desconforto de sua parte quando se deparam com situações em que a utilização dos mesmos é essencial (bancos, supermercados, caixas eletrônicos, cartões de crédito, etc.). A tecnologia tem um papel importante em nosso dia-a-dia. Mesmo quem não tem computador em casa ou no trabalho convive com recursos tecnológicos e deles depende direta ou indiretamente.
Pensando nessa questão a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII resolveu proporcionar aos pais dos alunos um curso básico de informática, para que os mesmos tenham maior acesso a essa tecnologia e dela possam se beneficiar, seja em seus afazeres, no trabalho, no auxílio aos filhos, ou simplesmente para que se sintam melhor inseridos no contexto em que vivemos.
Objetivos
- Oferecer à comunidade escolar oportunidade de utilizar os recursos do Laboratório de Informática Educativa da escola para aprimorar seus conhecimentos.
- Familiarizar os pais com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia, inserindo-se melhor ao contexto da modernidade.
- Aproximar os pais da escola, permitindo um intercâmbio maior entre a escola e a família.
- Contribuir para o aumento de conhecimento da comunidade escolar, no que se refere ao uso das tecnologias.
Desenvolvimento
Esse projeto visa proporcionar aos pais um maior conhecimento dos recursos tecnológicos através de um curso básico de informática, em que eles aprenderão desde como se liga e desliga um equipamento, até a utilização dos programas do Office.
As aulas são oferecidas uma vez por semana, tendo duração total de 30 horas, distribuídas em três meses. Serão 30 vagas em cada semestre letivo.
O curso é ministrado pelos professores responsáveis pelo laboratório de Informática Educativa, tendo o auxílio de alunos monitores pertencentes a sétima e oitava série da escola.
No final do curso será oferecido um atestado no qual constará o número de horas feito por cada pai.
As aulas são oferecidas uma vez por semana, tendo duração total de 30 horas, distribuídas em três meses. Serão 30 vagas em cada semestre letivo.
O curso é ministrado pelos professores responsáveis pelo laboratório de Informática Educativa, tendo o auxílio de alunos monitores pertencentes a sétima e oitava série da escola.
No final do curso será oferecido um atestado no qual constará o número de horas feito por cada pai.
Avaliação
A avaliação é contínua, servindo para dosar o nível de dificuldade das aulas. Serão realizadas observações do aproveitamento de cada um e no final do curso será feita uma auto-avaliação.
Alguns relatos sobre o projeto:
- Todas as vagas oferecidas foram preenchidas, já existe uma lista de espera para a próxima etapa.
- No início os pais demonstraram medo, alguns ficavam envergonhados achando que poderiam estragar a máquina.
- Aos poucos os pais foram perdendo o receio, experimentando e utilizando o computador com mais naturalidade. Com a convivência o grupo começou a lidar com seus medos e erros com mais senso de humor.
- Em todos os encontros, a primeira atividade era uma mensagem (geralmente no power point) em que o grupo poderia além de aprimorar o conhecimento tecnológico, refletir, conversar e até melhorar sua auto-estima com as mensagens apresentadas.
- Pelas avaliações feitas notamos que os pais ficaram satisfeitos e alguns sugeriram uma segunda etapa para continuarem os encontros.
- Foram dadas noções básicas de informática. Alguns ainda apresentaram dificuldades quanto à técnica, mas o importante é que perderam o medo e se sentiram mais capazes. Alguns vão até aprimorar seus conhecimentos fazendo cursos, pois sentem-se mais à vontade e inseridos no "mundo digital".
- A presença dos alunos monitores foi muito importante. Enquanto ensinavam eles aprimoraram seus conhecimentos, além de terem paciência, criarem novas estratégias para explicar a mesma coisa, respeitar as diferenças de aprendizagem, além de se sentirem úteis para a escola e para o grupo.
- No final do curso foi realizada uma confraternização onde foram entregues os atestados de participação. Foi um momento gratificante, em que pais e alunos sentem-se mais presentes na escola, ao mesmo tempo em que a escola tem oportunidade de contribuir mais diretamente com a formação dos demais segmentos (geralmente a escola preocupa-se com a formação de alunos e professores, excluindo os pais).
*Karen Jardzwski